Decreto prorroga pagamento do IPTU

IPTU prorrogado até 31 de maio
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, editou o Decreto 037, de 28 de abril de 2016, prorrogando o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com o documento, fica prorrogado o prazo de cobrança desse tributo para 31 de maio de 2016, sem acréscimo de juros ou multa, mantido o desconto para o pagamento integral do boleto.

A justificativa para a prorrogação do prazo de pagamento do IPTU foi a de que a entrega dos boletos de cobrança não atingiu o índice almejado, conforme relatório apresentado pela Secretaria Municipal das Finanças. Entre os problemas identificados estão as dificuldades encontradas pelos propostos da Prefeitura em localizar os proprietários de terrenos ou de casas que não se encontram habitadas.

Informa o secretário Municipal das Finanças, Paulo Garcia, que não seria justo penalizar esses contribuintes por não terem sido encontrados na primeira tentativa e que os servidores do Setor de Tributos irão realizar uma nova tentativa de encontrá-los. “Vamos dar uma nova chance a esses contribuintes de quitar seus débitos com o IPTU, sem juros e multa, no caso de pagamento à vista”, ressalta Garcia.

O secretário das Finanças disse, ainda, que a Prefeitura irá intensificar a comunicação com os contribuintes, utilizando todos os meios disponíveis, a exemplo do rádio, carros de som, outdoors, dentre outras mídias. “É com os recursos do IPTU que o Governo da Reconstrução consegue fazer mais investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e do interior”, explica Garcia.

Agora, o contribuinte poderá efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com o desconto de 20 %, à vista. O tributo pode ser pago em todas as agências bancárias da cidade (presencial, terminais de caixas ou via internet, nos bancos do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal) ou, ainda, na rede licenciada, como casas lotéricas, Correios e farmácias.

O contribuinte que não tenha recebido ou extraviado o boleto de cobrança do IPTU poderá requerer uma segunda via no Setor de Tributos da Prefeitura. O setor está localizado no térreo do Paço Municipal e funciona das 8 às 14 horas. Outro modo de pagamento é o meio eletrônico (on line), por meio da rede mundial de computadores (web), basta o contribuinte se identificar com os números do CPF ou da inscrição cadastral do  imóvel.

A Prefeitura de Canavieiras oferece o acesso aos documentos para o pagamento dos tributos. Todos os serviços da Secretaria da Fazenda estão disponíveis no site https://canavieiras.saatri.com.br/ , na aba "imobiliário/IPTU" referente ao ano em curso, e emitir o boleto para o pagamento. O portal facilitar o pagamento dos tributos, inclusive, para os contribuintes que residam ou outras cidades ou no exterior.